Tagore Editora
Product ID: 397
Product SKU: 397
New In stock />
A trajetória das mulheres militares - uma experiênci em missão de paz no Haiti

A trajetória das mulheres militares - uma experiênci em missão de paz no Haiti

Marca: Tagore Editora Referência: Maria das Graças Andrade de Jesus


Por:
R$ 50,00

R$ 47,50 à vista com desconto Pix - Vindi
Simulador de Frete
- Calcular frete

Nos últimos anos a palavra “paz” vem se tornando muito presente nos vários ambientes e dimensões da vida humana: na educação, na política, na cultura, na religião, e até mesmo na vida cotidiana.

O tema da obra de Maria das Graças Andrade de Jesus é de grande relevância para implementação da efetiva e real igualdade entre mulheres e homens como reflexo da dignidade da pessoa humana. A obra representa a nova geração do pensamento jurídico brasileiro, dentro de uma perspectiva internacional e universalista.

O livro demonstra que apesar de significativas conquistas alcançadas pelas mulheres nas últimas décadas, ainda há muito a ser trabalhado para que o mundo alcance situação de maior equilíbrio de gênero e paz duradoura. Por José Barroso Filho, Ministro do Superior Tribunal Militar.


Sobre a autora

Maria das Graças Andrade de Jesus, formada em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (1989); e Ciências Militares pela então Escola de Administração do Exército – EsAEx, atual Escola de Saúde e Formação Complementar do Exército – EsFEx (1993);  Especialista em Direito Administrativo pela Fundação Orlando Gomes – Universidade Federal da Bahia – UFBA (2000); Especialista em Ciências Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército Brasileiro – ESAO (2000); Especialista em Direito Civil pela Universidade Cândido Mendes – Rio de Janeiro (2002), Especialista em Direito Internacional dos Conflitos Armados pela Escola Superior de Guerra – ESG – Brasília – DF (2012); Mestre em Direitos Sociais e Processos Reivindicatórios pelo Centro Universitário – IESB – Brasília – DF (2022).

Tenente-Coronel do Quadro de Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro – CFO/QC Direito, em sua atuação profissional desempenhou as funções de: Assessora Jurídica do Comando Militar do Nordeste – CMNE – Recife – PE (1994 a 1996 e 2013 a 2015), Instrutora da Escola de Administração do Exército – EsAEx – Salvador –  BA (1996 a 2000); Integrante da Assessoria de Pessoal e Parlamentar do Gabinete do Comandante do Exército – Gab Cmt Ex – Brasília-DF (2004 a 2012);  Assessora Jurídica do Batalhão de Infantaria da Força de Paz - BRABAT (8º Contingente – 2008) e (22º  Contingente – 2015) – Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti – MINUSTAH – Porto Príncipe –  Haiti; Assessora no Superior Tribunal Militar – STM (desde 2018), Coordenadora Geral da Pesquisa histórica e bibliográfica para elaboração da Obra: Superior Tribunal Militar – Dois Séculos de História  de autoria do Ministro José Barroso Filho – Brasília – DF (2020).

Durante o período que atuou como assessora jurídica do Batalhão de Infantaria de Força de Paz registrou em diário pessoal as experiências vividas na Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti, missão composta por tropas de diversas nacionalidades.

Este livro é resultado dessas anotações, da experiência adquirida na atuação no terreno e das reflexões advindas de pesquisa qualitativa e quantitativa desenvolvida durante o Curso de Pós Graduação Stricto Sensu – Mestrado em Direitos Sociais e Processos Reivindicatórios pelo Centro Universitário – IESB – Brasília – DF (2022).

A obra expõe aspectos condicionantes à participação das militares em Missões de Paz, além da imagem da atuação do componente militar brasileiro na MINUSTAH na construção da paz duradoura.

O texto oferece ao leitor a inigualável e preciosa oportunidade de acompanhar, com os olhos e a mente de uma participante situada em posição-chave, nas complexas, intrincadas e desafiadoras atividades da missão de paz levada a cabo por heterogênea força multinacional, em um país devastado pelo ódio de facções criminosas e por certa relutância em aceitar a interferência das Nações Unidas.

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

    Confira os produtos